Alguém ainda quer aprender a tocar guitarra?

Me chame de antiquado, mas ultimamente eu tenho visto uma espécie de “refresh” da maneira como as pessoas lidam com instrumentos musicais e, na boa, não virei fã de nada que apareceu. As pessoas vêm criando tecnologias que prometem facilitar o aprendizado da guitarra, te transformar em um rock star instantâneo e essas merdas todas… mas e aí, alguém me diz o que aconteceu com a “ralação”?

Quero dizer, eu aprendi a tocar guitarra colocando CD no radio e tirando as músicas de ouvido (antes de ter TUDO na internet), usava o GuitarPro pra aprender as tablaturas e ficava treinando, treinando e treinando. Por que então as pessoas, hoje em dia, parecem não querer mais ralar pra aprender?

gTar
gTar

Pra todo lado eu vejo coisas como o gTar e o Dr. Roboto, e na boa, pra mim não passam de versões para guitarra do teclado Sandy e Junior! Até jogos de videogame, que usam guitarras reais como controle, como o Rock Band mais recente e o Rocksmith… cara, são videogames, não são video aulas! Não me entenda mal, eu gosto do Guitar Hero e do Rock Band, contanto que eles sejam só botões num instrumento de plástico… é só um jogo, caramba!

É o que (não só) eu digo: “Quer tocar guitarra, pegue uma guitarra de verdade”. Eu não sei se é birra minha, mas simplesmente não gosto de nenhuma dessas tecnologias que, pra falar a verdade, tiram o gosto de aprender o instrumento e matam o espírito rock’n’roll – Eddie Van Halen não aprendeu a tocar jogando videogame; Randy Rhoads não usava uma guitarra que ilumina as notas nos frets pra ele colocar o dedinho; Marshall não colocou distorção nos seus amplificadores usando um app de iPhone… e eles se deram muito bem assim.

Guitar Pro 6
gTar

Claro que têm tecnologias que vêm para o bem – eu disse que usava o GuitarPro – mas ainda acredito no espírito e na vontade de aprender. Hoje em dia tudo é gamification, as pessoas sentem a necessidade de ser recompensadas constantemente, e esquecem que algumas habilidades vêm com trabalho duro, então elas preferem tocar guitarra com um videogame dizendo “Parabéns, você ganhou um troféu pelo seu primeiro acorde” do que aprender na marra, ouvindo música, fazendo aula, e etc. Já dizia o AC/DC: é um longo caminho ao topo se você quiser tocar rock n’ roll. Parabéns mundo, você ganhou um troféu por não acreditar mais na sua capacidade.

p.s.: você pode achar que estou me contradizendo, porque já postei sobre sobre o Maestro aqui no blog mas, se você ler direito, vai ver que eu já criticava a tecnologia na época.

Comente

