Montando meu próprio mini estúdio fotográfico

mini estúdio fotográfico

De vez em quando meu chefe pede pra eu fotografar alguns produtos lá na agência… o problema é que ele só tem um flash que anda meio capenga e não é sempre que dispara, além disso não tem outra luz para fazer contra, não tem fundo infinito, nada… enfim, a dificuldade de tirar uma boa (média, vai) foto, que dê pra usar em anúncio, site, etc., é bem alta. Eu já tinha sugerido que ele comprasse mais equipamento, mas parece não estar rolando, então anteontem eu decidi montar o meu próprio mini estúdio.

mini estúdio fotográficoTalvez você não tenha se interessado em pesquisar isso antes, mas encontrei algumas pessoas que já fizeram a mesma coisa e, cara, é muito fácil! Com uma caixa de papelão (usei uma caixa relativamente grande), papel vegetal, fita adesiva e lâmpadas, está tudo resolvido. Primeiro recorte 3 das laterais da caixa, que é por onde passará a luz… a minha dica é que você corte e monte as duas laterais opostas inteiras antes de fazer o terceiro buraco, que é pro papelão não ficar molenga. Além disso, eu não tirei as abas, tanto pra poder fechar a caixa, como pra não deixar entrar luz que eu não queira.

mini estúdio fotográfico
O papel vegetal parece fino, mas não é muito não

Depois cubra cada buraco com uma folha de papel vegetal… eu não tenho certeza, mas arrisco dizer que o papel que eu usei é, talvez, de 120g/m², porque não é tão fino, mas bem leve… assim, a luz passa bem pelo papel, mas não o suficiente para criar sombras duras no objeto. Para prender, eu usei uma fita adesiva larga (dessas de fechar caixa de papelão) porque é mais fácil que fita comum, mas não faz diferença.

mini estúdio fotográfico

Depois de colar o papel vegetal, que irá funcionar como difusor de luz, você vai criar o fundo infinito. Por preferência, eu escolhi usar uma folha de plástico PVC brilhante, assim consigo um bom reflexo embaixo do produto, e isso pode ser bem útil em alguns casos… se eu não quiser o reflexo, apago no Photoshop (é mais fácil tirar do que pôr, né)… além disso, é mais fácil de limpar, só passar um paninho úmido e está como novo, mas você pode usar qualquer material, tipo papel, tecido elástico ou o que mais te agradar.

Uma dica é que eu colei o PVC com fita dupla-face só nas extremidades. Então, na verdade, ela só está colada lá no topo e no finalzinho (em cima da aba da caixa), dessa forma eu consigo fechar a caixa pra guardar (e manter limpa).

mini estúdio fotográfico
Aí está o mini estúdio todo montado

O último passo é ligar uma lâmpada em cada um dos buracos da caixa… o papel vegetal vai servir para espalhar a luz, criar sombras suaves e evitar brilhos e reflexos e essas coisas – você vai ver que isso vai dar uma aparência mais limpa e refinada para as suas fotos de produtos. Eu prefiro lâmpadas de luz fria (branca), mas também acho que vai do gosto do freguês… além do que, você deve configurar a câmera para cada temperatura de cor, então realmente acho que a lâmpada pode ser qualquer uma. Pronto! Agora é só sair clicando. Claro, se um dia você precisar de fotos incríveis, é altamente recomendável contratar um fotógrafo profissional.

Configurando a câmera

Já fica o aviso: não sou expert em câmeras fotográficas, então posso ter cometido algum erro daqui pra frente. Meu chefe tem uma Canon 20D que me deu bons resultados nas fotos dos últimos dias… eu não saberia, sozinho, configurar a câmera para conseguir a maior qualidade possível em fotos de produto (ainda mais com mini estúdio DIY) então fiz o melhor que eu pude, com a seguinte configuração:

No menu principal:

  • Quality: sempre RAW+Large Fine Jpeg
  • AEB (Automatic Exposure Bracketing): + – 1/3
  • Color temp.: 5200K (já que estou usando 3 lâmpadas fluorescentes)
  • Color space: sempre Adobe RGB, porque tem uma gama maior de cores do que o sRGB, principalmente porque faço tratamento da foto no Photoshop.
  • Parameters: Parameter 2

Nos controles da câmera:

  • Modo manual
  • AF (Auto Focus): One shot
  • WB (White Balance): eu prefiro deixar em AWB (Automatic White Balance), principalmente porque estou usando RAW
  • ISO: ISO 100 – já que estou usando luz controlada, e assim evito que a imagem fique “granulada”
  • Distância focal: 90mm (usei uma lente 18-200mm)
  • Abertura do diafragma: f/5,6
  • Exposição: 1/10 s

A minha intenção seria, na verdade, deixar um único setup que seja mais “flexível” que eu pudesse usar em situações diferentes, sejam objetos no mini estúdio ou pessoas ao ar livre. Se alguém tiver uma dica que possa melhorar esta configuração, eu adoraria ouvir.

E o resultado…

Pra terminar, a foto abaixo foi feita depois de toda essa história contada. Eu acho o resultado muito satisfatório (levando-se em consideração o “amadorismo”) e, cuidando direitinho do mini estúdio, tenho certeza de que ainda vou aproveita-lo bastante!

Portatrex Printas

22 comentários sobre “Montando meu próprio mini estúdio fotográfico

    1. Oi Pérsio, usei lâmpadas fluorescentes comuns, destas que você encontra no mercado. A potência não importa tanto mas, claro, quanto mais brilhante a lâmpada, mais luz você terá e portanto mais fácil de controlar o resultado da fotografia.

      Curtir

    1. Uma boa foto pode ser feita com qualquer câmera, inclusive a do celular. O importante é iluminar bem o objeto.

      Normalmente não é possível configurar a câmera do celular, mas você pode usar algum app que adicione novas funcionalidades a ela, como o Camera+ ou o Snapseed, por exemplo.

      Curtir

        1. Oi Fabio, eles vendem por metragem, então você fatalmente precisará comprar um tamanho maior do que realmente precisa, mas aí é só cortar o excesso e guardar pra usar depois (porque com o tempo o PVC vai ficando sujo). Não é um material barato, mas você pode usar como alternativa qualquer tipo de papel high gloss, como papel fotográfico, por exemplo.

          Curtir

Comente