Pinokio – a luminária da Pixar trazida à vida

Luminária robô Pinokio

Todo mundo adora aquela pequena luminária que passa saltitando na frente do logo da Pixar nas aberturas dos filmes – ela se chama Luxo Jr., e foi criada no curta animado homônimo de 1986, o segundo curta criado pelo estúdio. Bom, e se a Luxo Jr. ganhasse vida? Foi mais ou menos isso que Adam Ben-Dror, Shanshan Zhou e Joss Dogget tentaram realizar… na minha opinião, é um ótimo primeiro passo.

[vimeo http://vimeo.com/52366512 w=490&h=330]
Batizada de Pinokio, a luminária é um projeto animatronic com a habilidade de interagir com o ambiente, especialmente pessoas, através do uso de uma câmera e sensores, expressando uma série de comportamentos. A luminária é programada para responder aos estímulos de um ser humano, então posso dizer que é quase como se ela te entendesse.

“Nos humanos podemos ver que a Lamp compartilha de muitos dos traços possuídos pelos animais, gerando uma gama de simpatias emocionais. No final nós perguntamos: é a Lamp somente uma lâmpada? – uma máquina útil? Talvez nós devêssemos deixar o livro de lado e conhecer um novo amigo.”

Luminária robô PinokioEu gosto do nome Pinokio, referenciando ao boneco que se transformou em um garoto de verdade, e também adoro o fato de que é possível criar um algoritmo que mimetize sentimentos e expressões e atribuí-los a um objeto sem rosto e, ainda assim, conseguirmos captar estas expressões. Comparando, a Pixar faz este trabalho com maestria, mas sempre usando mãos humanas para refinar a animação; por mais que a Pikonio não seja o animatronic mais inteligente e natural que exista, a simpática luminária é autônoma, e é mais um passo na evolução da inteligência artificial. Por favor, criem logo o C-3PO!

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s