Conceito interessante para conter os bocas-sujas da internet

steamy_window

Eu não sou o tipo de pessoa que dispara muitos palavrões por aí (sério, não sou mesmo!), e muito menos eu escrevo palavrão! Portanto não é difícil eu ficar um pouco incomodado com certas pessoas que têm o costume de trocar todos os substantivos por “porra” e “caralho”, entre outros… e este tipo de pessoa infesta as redes sociais, claro. Como amenizar o problema?

Sempre que desenvolvo um site (ou sempre que tenho esta opção), costumo criar uma pequena lista negra* de palavras que eu quero evitar, afim de tornar o ambiente mais agradável à leitura. Todo mundo conhece este método, o Facebook oferece para que cria fan pages, por exemplo. O problema é que mesmo os maiores bocas-sujas podem ter opiniões relevantes, e bloquear comentários usando esta lista de palavras proibidas não é interessante do ponto de vista da discussão.

steamy_window2

Os designers Kim Hyerim, Chang Hanearl e Kim Junhoe têm uma solução mais interessante, com potencial não só para evitar os palavrões, mas como para “educar” os bocas de lixo… com o nome Steamy Window, o aplicativo auto-detecta linguagem chula usada em chats e redes sociais e vai “embaçando” a tela do computador; acredito que, quanto mais boca-suja, mais “vapor” cobre a tela do usuário.

“O computador não é mais uma simples máquina; ele é um canal vital de comunicação. E com o aumento na popularidade dos serviços de redes sociais, ele se torna ainda mais importante. Infelizmente, devido às características da internet (como anonimidade e abertura), a qualidade das conversações tem piorado. Palavras e frases abusivas são vistas frequentemente.”

O aplicativo foca na interação do usuário com a tela do computador. Eu acho uma solução bem bolada, pois tem uma consequência direta, bloqueando a visão do usuário e forçando-o a baixar a bola e, com o tempo, (eu acredito) acaba transformando-o em um usuário mais educado – isso melhora as relações nas redes sociais e nos fóruns. Sério, o Steamy Window deveria começar a vir instalado de fábrica.

* alguém deveria repensar este nome, sério…

Comente

