Lightpaintings de Pablo Picasso

picasso01

Você sabia que, muito antes da moda dos últimos anos, Pablo Picasso já tinha se arriscado a criar arte com luz e movimento? Uhum, em 1949, o homem brincava de desenhar com luz.

Space Writing, Man Ray - 1935
Space Writing, Man Ray – 1935

Naquele ano, Picasso conheceu o fotógrafo Gjon Mili, na época trabalhando para a revista TIME, onde ele havia demonstrado algumas de suas imagens de patinadores do gelo com luzes fixadas a seus patins, fazendo movimentos no escuro. Fascinado com o resultado, o artista espanhol criou uma série de pinturas com luz, que mais tarde ficaram conhecidos como os light drawings de Picasso.

Pure Energy and Neurotic Man, Barbara Morgan - 1941
Pure Energy and Neurotic Man, Barbara Morgan – 1941

Até então, a técnica estava dava seus primeiros passos, com o fotógrafo americano Man Ray sendo reconhecido como o primeiro a experimentar a técnica de desenhar com luz, com sua série Space Writing, de 1935, e a fotógrafa americana Barbara Morgan, no início da década de ’40.

A técnica de manter o obturador aberto, gravando imagens com pouca iluminação, isto é, traçando movimento, pode ser datada de 1914, quando Frank Gilbreth e sua esposa Lillian Moller experimentaram com a técnica para gravar os movimentos de trabalhadores. Não consideraríamos, no sentido da palavra, como lightpainting, mas com certeza é o primeiro passo para a técnica que conhecemos hoje.

Mas o interessante é que, talvez tenha sido Picasso o primeiro a experimentar com formas mais, digamos, reconhecíveis. Não por acaso, sua fotografia lightpainting mais famosa é chamada “Picasso desenha um centauro no ar”. Também é legal notar que, independente da mídia, é nítida a característica dos traços que fizeram de Picasso o gênio que conhecemos.

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s