Disco de vinil impresso em 3D

Com o ressurgimento do vinil nos últimos anos e a volta da oferta para o consumidor de música (já que sempre houve vinil para o produtor, leia-se DJ, por exemplo), não é de se espantar que venham dando as caras novas tecnologias, tanto de reprodução quanto produção dos discos. Amanda Ghassaei criou então o disco de vinil (na verdade uma resina plástica) produzido em uma impressora 3D e que pode ser tocado em um toca-disco comum, além de oferecer música digital convertida em um objeto impresso.

Claro que hoje em dia é inviável a produção em massa de um disco assim e esta nem é realmente a proposta. Além disso, Amanda explica que, apesar da altíssima resolução da impressora 3D – 600 dpi nos eixos X e Y e 16 microns no eixo Z – isto ainda é só uma fração da definição de impressão de um disco de vinil real (que é feito em uma prensa, usando-se uma matriz de metal), e por consequência disso a música é reproduzida com muito ruído, apesar de ainda ser reconhecível.

Malha tridimensional dos sulcos do disco
Malha tridimensional dos sulcos do disco

Amanda desenvolveu um programa que converte automaticamente qualquer arquivo de áudio em um modelo 3D do disco. O programa importa os dados do áudio e faz alguns cálculos que geram a geometria do disco, isto é, os sulcos triangulares por onde passa a agulha, e exporta esta geometria diretamente em formato reconhecido pela impressora 3D. Parece fácil falando, mas tenho certeza de que ela deve ter quebrado um pouco a cabeça pra conseguir os resultados.

3D printed vinyl record

É um trabalho incrível não só pelo resgate de uma tecnologia “ultrapassada” em uma nova roupagem, mas principalmente para mostrar que a tecnologia de impressão tridimensional já é impressionante, mesmo estando apenas em seus primeiros anos… além disso, mostra que com um pouco de criatividade e persistência é possível levar qualquer tecnologia um pouco além.

Anúncios

Um comentário em “Disco de vinil impresso em 3D

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s