Quanta tinta gasta uma fonte tipográfica?

measuring-type-2

Você sabe que a tinta da sua impressora é mais cara que champagne, mas provavelmente não parou pra pensar em métodos de economizar, principalmente quando se trata de imprimir páginas só com texto, porque este nos faz acreditar que não gastam tanto quanto uma foto, o que, de um certo ponto de vista, não é bem verdade.

A escolha de um tipo de letra faz, às vezes, muita diferença na impressão de um documento com muitas páginas, e não é preciso pensar muito… uma fonte bold gasta mais tinta que a mesma na versão light, isto é óbvio. Mas é bem mais difícil saber diferenciar o gasto de tinta quando você está buscando qual o tipo mais adequado para o layout de um livro, por exemplo, principalmente quando “economia” faz parte do briefing (digamos, para um livro cujo assunto é sustentabilidade).

measuring-type-1

Para facilitar a visualização deste “problema”, o pessoal da Wriggles & Robins decidiu ampliar as fontes e usar uma ferramenta que a gente está bastante acostumado: a caneta. Veja só, é transferir tinta para a mídia, igual faz a sua impressora, com a vantagem de, como a caneta é transparente, fica fácil ver quanto da tinta dela foi gasta. A este experimento eles deram o nome Measuring Type, e eles decidiram usar algumas das fontes mais comuns e testar quão econômicas (ou não) elas são. Inteligente, não?

Ecofont

Mudando um pouquinho de assunto, a uns anos foi lançado um software chamado Ecofont (nome bobo), que promete uma economia de até 50% da tinta, usando a variante deles das fontes mais comuns (a variante da Arial economiza cerca de 28%), sem que você perceba isso visualmente… noutras palavras, ele não baixa a qualidade da impressão, mas sim coloca pequenos buracos no texto impresso, quase imperceptíveis, gastando menos tinta sem prejudicar a leiturabilidade.

fontesParece ótimo, mas quer um fato curioso? Esquece o Ecofont, substitui a Arial pela Century Gothic, e você vai gastar 30% menos tinta. Pois é, a Century Gothic que você já tem instalada no seu computador, aquela mesma inspirada na Futura, simplesmente por ter um corpo mais leve, economiza na impressão… e além disso, ela também é mais bonita do que a Arial, né.

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s