Por dentro dos apartamentos de Hong Kong

WYFhTe1

A tendência nas grandes cidades é a de aproveitar melhor espaços menores, com apartamentos ficando cada vez mais apertados e os arquitetos e designers quebrando a cabeça para criar mobília e objetos que usem melhor o espaço limitado. Mas por mais que a gente reclame que nossos apartamentos são pequenos, nada (eu digo NADA) se compara aos apartamentos de Hong Kong.

mFkJa82 ELaDjLi

Na metade do ano passado, o jornal The Economist publicou um ranking das melhores cidades do mundo para se viver, e Hong Kong estava em primeiro lugar. O que muitas pessoas não sabem – e que este ranking provavelmente ignorou – é que uma parte da população vive em condições precárias. Por isso a organização dos direitos humanos Society for Community Organization (SoCO) encomendou uma série de fotografias mostrando como são por dentro estes espaços minúsculos e humanamente inaceitáveis – sinais dos tempos modernos.

xo62lmb BpiND1w

As fotografias foram capturadas com uma câmera de lente grande angular presa no teto e disparadas remotamente, para não aparecer o fotógrafo. Desta maneira fica mais fácil ter a noção do espaço do que numa panorâmica e, cara, dá dó de olhar. Estes espaços são, na verdade, cubículos de cerca de 1,3 metros quadrados divididos dentro de apartamentos que já eram pequenos… então imagine que esse povo vive amontoado pelos cantos.

Casas-gaiola

Em 2009 a SoCO já tinha alertado sobre este tipo de moradia, nos quais vivem cerca de 100.000 pessoas (das 1,3 mi abaixo da linha da pobreza), só que o buraco era mais embaixo. Dentro de apartamentos pequenos dividem-se pessoas em cubículos separados por grades, formando verdadeiras casas-gaiola.

Photo 4 cage home

Na época foi organizada uma exibição com a ArtWalk, em que os visitantes da galeria podiam entrar dentro de uma destas casas-gaiola, genuína, que foi levada de Tai Kok Tsui, para sentir na pele como é morar, comer, estudar, dormir e tentar viver ali. Só um comentário: FODA, e não no bom sentido.

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s