Feliz Dia Internacional da Mulher. Por quê?

feminimismo1

Hoje é o dia que o mundo fica cor de rosa com glitter, e tudo é fofinho e cheiroso e mais um motivo para ir às compras. E você comemora o Dia da Mulher pra quê? Pra ganhar flores e chocolatinhos? Por acaso você sabe qual é a origem do Dia Internacional da Mulher?

800px-Women_suffragists_picketing_in_front_of_the_White_houseO Dia da Mulher apareceu no começo do século XX, no contexto da Segunda Revolução Industrial e da Primeira Guerra Mundial, principalmente nos Estados Unidos e Rússia, como forma de protesto contra as condições precárias de segurança e trabalho nas fábricas – cujo maior exemplo foi o incêndio  que matou 146 trabalhadores (a maioria mulheres) em uma fábrica em New York em 1911 – bem como pelo direito do voto. Ou seja, a data surgiu com princípios socio-políticos.

Mas já naquela época a data perdia seu propósito político pra virar uma ocasião para ganhar presentes, com os chefes dando uma flor ou uma lembrancinha para as funcionárias, e os homens fazendo agrados às mulheres… ritual que foi “gradualmente ganhando caráter de paródia e acabou sendo ridicularizado”, até se tornar o estereótipo que é hoje.

feminismo2Como eu vi em um texto na internet, “no Dia da Mulher, não quero flores, quero direitos!”, e sabe uma coisa que eu não consigo entender? Mulheres que são contra o feminismo… eu acredito que toda pessoa que promove o bem deve ter direitos iguais! Não importa se é negro, homossexual, crente, nordestino, HIV positivo, deficiente, idoso ou mulher. Então muito me admira uma mulher que seja contra um movimento que luta e defende seus direitos. “Ah, porque feminista é chata”, elas alegam, mas isso é preconceito e não é verdade, gente chata existe em todo canto… eu namoro uma feminista e ela é muito legal. Inclusive, como ela mesma diz, se você é contra o feminismo, então

“por quê não abdica dos seus direitos? Largue a faculdade, trabalhe mal com um salário muito inferior ao seu colega homem, vá à praia coberta dos pés à cabeça e viva uma vida cujo único objetivo é arrumar um marido e obedecer às suas vontades.”

Se você não precisa fazer nada disso, agradeça às feministas. Aproveite, e pense duas vezes se o Dia Internacional da Mulher é assim tão importante… e se você for esperta e chegar à conclusão de que não é, então relembre o propósito original, lute pelos seus direitos e, no próximo Dia da Mulher, a gente conversa.

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s