O estilo dos motoqueiros, e o meu também

roupas

No começo do ano fui na loja da Triumph que tem aqui perto de casa para dar uma olhada nas motos. Na verdade fui pedir um orçamento para o meu primo… mas o atendente me olhou de cima abaixo e perguntou: “você também é motoqueiro, não é?”, no que prontamente (e quase inconscientemente) respondi “Não, é só o jeito que eu me visto”. Mas então, pensando, o que define o estilo motoqueiro?

hells-angels

Se usar jeans, jaqueta, camiseta e bota é considerado o estereótipo do “motoqueiro”, então conte comigo (afinal de contas, é o que eu usava no dia que fui à loja). Se você olhar pra fotos dos anos 1940 e 1950, a maioria dos homens americanos usava roupas mais conservadoras e se mantinham aprumados – com exceção dos “estranhos”, que se diferenciavam do padrão, usando jeans e camiseta, cabelo despenteado e/ou comprido.

E por mais estranho que seja, aquele estilo considerado marginal virou um padrão no mundo todo. Não que os próprios motoqueiros tivessem lançado moda, mas eles se mantiveram fiéis a algo único, se vestindo da maneira como gostavam, e não o que seus vizinhos considerariam de bom gosto.

Frescurinhas da Moda
Frescurinhas da Moda

Hoje em dia, claro, é muito caro parecer vagabundo (é só reparar nas “tendências” rock’n’roll)… mas se este já é o seu estilo natural (e não forçado como nas passarelas) então dá pra usar algo mais agradável sem pagar por nomes de marca.

Acho que o único ítem que eu pagaria mais é a jaqueta… pra mim não serve qualquer perfecto, e jamais me venha com jaqueta do Wolverine, eu gosto é do estilo clássico – resistente (caso eu caísse da moto) mas confortável.

james-dean
James Dean, fotografado por Phil Stern (1953)
Marlon Brando em The Wild One (1953)
Marlon Brando em The Wild One (1953)

Mas por enquanto, pense na ironia do “meu” estilo (já que aparentemente me visto como motoqueiro) ser hoje em dia tão mainstream, principalmente depois de Marlon Brando e James Dean terem causado alvoroço quando usaram as mesmas roupas para interpretar personagens encrenqueiros.

Ben e Malcom em Full Throttle
Ben e Malcom em Full Throttle

Comigo, o primeiro contato “real” com o estilo veio em forma de um jogo de videogame de 1995, chamado Full Throttle, em que o personagem principal era o líder de uma gangue de motoqueiros e precisava evitar que seus colegas fossem presos por uma falsa acusação de assassinato. De certa forma, foi nesta época, aos 9 anos, que conheci qual era o estilo que iria definir minha personalidade.

Ainda assim, os grandes nomes da moda ainda definem como bonitos e estilosos os caras que jogam um terno fino sobre os ombros e fazem pose… ah, que se foda! Me manda uma boa jaqueta, um bom jeans e botas e eu estou feito! E fico até mais satisfeito assim, afinal de contas, por mais tendencioso que seja (de tempos em tempos), “meu” estilo ainda é um pouco estranho.

Comente

