Se você lê o Caderninho de Ideias, por favor leia este post

Em algum momento ao longo do tempo, talvez ao longo do ano passado, eu sinto que fui perdendo um pouco o foco principal do meu blog, que é o de colecionar ideias que acho interessantes e inspiradoras sobre design, fotografia, arte, etc., que sirvam para enriquecimento do conhecimento pessoal (e como referência) mas compartilhado com o público, que é afinal o intuito de fazer o que faço na internet.Talvez por ter criado, inconscientemente, uma obrigação de trazer conteúdo ao leitor, acabei deixando meus posts um tanto mais superficiais do que eu gostaria realmente… às vezes chegando a postar alguma coisa da qual minha opinião não era tão relevante (ou tão sólida), simplesmente porque esta coisa estava em foco naquela semana ou algo do tipo (eu noto este tipo de comportamento em blogs mais famosos, uma urgência, pra se manter na frente). Mas nunca foi minha proposta neste blog ser um jornal ou um documento diário sobre novidades e tal… mesmo porque eu escrevo sozinho, não tenho cinco, dez colaboradores pra me ajudar a descobrir as tendências.

Desabafo feito, minha intenção com o Caderninho de Ideias é voltar ao foco inicial: um meio utilizado para colecionar inspiração, deixar uma opinião – seja ela elogio ou crítica, porque aprendemos com os dois – e criar um lugar onde posso buscar referências para criações futuras, da maneira como fazia na faculdade, colando ideias legais no meu caderno.

“Ah, mas pra isso você pode usar o Pinterest e o Tumblr!” Você está certo(a), e eu uso (aqui e aqui), mas eu criei para eles um intuito diferente do Caderninho de Ideias, como se houvesse uma hierarquia:

1 – Caderninho de Ideias: aonde quero postar com menos frequência, mas com mais conteúdo e um aprofundamento maior da análise e das opiniões. O que eu acho que posso trabalhar melhor as ideias, e talvez abrir uma discussão, fica aqui no blog.

2 – Tumblr: aonde quero postar com boa frequência, ainda dando minha opinião, mas de maneira mais simples e curta, sem muito aprofundamento, também devido ao propósito do próprio Tumblr e pelo volume imenso de informações que passa pelo microblog. Sendo assim, comunicar melhor com imagens e manter o texto curto pra atrair a leitura.

3 – Pinterest: ah, este é o grande facilitador das coisas… a minha intenção no Pinterest é basicamente a mesma de qualquer outra pessoa – postar um volume muito maior de coisas, mas sem preocupação em escrever ou dar uma opinião (embora o faça às vezes), que servirão como referência para criações futuras.

Enfim, se você frequenta o Caderninho de Ideias, eu agradeço. Se você já me deu uma ou duas dicas para postar, agradeço também. Embora o foco inicial do meu blog nunca foi o leitor propriamente dito (já que não tenho intenção de ser formador de opinião), eu sempre tento escrever algo que lhe seja de valor. Embora eu queira voltar à ideia original do meu blog, espero que de alguma forma ele continue interessante para quem busca informação e prestativo para quem busca referências. Até logo. 🙂

Comente

