Xilogravuras de John C. Thurbin

standfirm-5

Qual é, xilografia não é uma arte morta… tudo bem que ela sobrevive de workshops e trabalhos encomendados, mas sempre tem alguém que faça (como meu amigo Felipe). Enfim, o ilustrador John C. Thurbin traz para a xilografia temáticas atuais, produzindo suas ilustrações com linóleo e tinta.

As ilustras de John não são exatamente autorais (apesar de bem feitas), então o que me chamou a atenção é, obviamente, o processo – principalmente porque está bem documentado, com boas fotos e tal – e o fato de que o ilustrador faz muito bem a xilo… é uma técnica difícil de dominar, que exige paciência e, principalmente, enxergar bem espaços negativos. Também gosto da maneira como ele integra tatuagens aos seus trabalhos.

Mais do que bonitas ilustras, o trabalho de John é inspirador, porque mantém viva um trabalho manual que já teve importância vital na área de design gráfico e imprensa. Além disso, me deixa na maior vontade de fazer uma xilo também! Dê uma olhada no trabalho do cara abaixo, e visite a galeria no site:

Comente