FLUIDIC – instalação de arte interativa

FLUIDIC

Eu gosto de arte interativa, independente de você ter consciência ou não da sua participação na obra. Semana passada fui com a minha namorada experimentar a mostra interativa Play!, projetada na fachada do edifício da Fiesp lá na Avenida Paulista, e por mais simples que seja, é imersivo e atraente. Quem visitou o Temporary Museum for New Design, em Milão, essa semana, pôde conferir uma bonita escultura interativa, a FLUIDIC.

[vimeo http://vimeo.com/63338826 w=490&h=330]
Criada pela WHITEvoid para a Hyundai, a escultura é composta por uma imensidão de bolinhas “flutuantes” (12 mil pra ser exato) que formam uma espécie de nuvem, nas quais são projetados lasers que as iluminam, interagindo com a presença dos visitantes e criando animações fluidas que imitam um organismo vivo.

“A natureza é vista como fonte de inspiração, incluindo as dinâmicas de fluxo da vida, seus ritmos instintivos e a habilidade de se adaptar e evoluir. A FLUIDIC transforma essa ideia em uma experiência artística vibrante: com a superfície líquida transmutando em vapor, moléculas aparentemente aleatórias formando uma nuvem organizada e sentindo a presença de vida ao redor. Moldadas pela interação humana, as moléculas começam a se mover – agregando e acumulando. Elas estão constantemente em movimento, reagindo e se adaptando com as pessoas que buscam se envolver com a instalação.”

Eu quero mesmo ver aonde a tecnologia pode nos levar no meio da arte digital interativa… quero dizer, veja o quanto já avançamos em relação ao século passado quando falamos de mexer com a obra, já que arte interativa não é algo recente (veja Lygia Clark). Acho que o objetivo maior em arte interativa é sempre imersão do usuário, e com a realidade virtual chegando às massas, tecnologia 3D, captação de movimento e o escambal, tenho certeza de que ainda vamos ter muita surpresa boa em breve.

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s