GIFs hipnotizantes de Erdal Inci

Se os GIFs estiverem preguiçosos e parados, é só clicar nas imagens.
erdal-inci-1

Praticamente extintos durante a web 2.0, os GIFs (lê-se “jifs”) animados voltaram a repovoar a internet e é impossível fugir deles. Pensando pelo lado bom, não são mais GIFs de tochas ou de estrelinhas. Mas enfim, existem GIFs e GIFs… a grande maioria é de trechos dos seriados de TV favoritos do mundo, gatos enlouquecidos e pessoas tendo reações esquisitas; mas existe um grupo bem menor de pessoas que criam GIFs animados verdadeiramente interessantes, obras de motion art infinitas. E uma dessas pessoas é o artista Erdal Inci.

O artista e fotógrafo, que vive em Istambul, cria uma série de GIFs hipnóticos que levam o conceito de movimento a um nível muito estranho. Às vezes usando imagens dele próprio ou de situações cotidianas, Inci transforma simples fotografias em loops complexos de vídeo.

erdal-inci-2

Quando questionado pelo site Gizmodo sobre seus métodos para criação dos GIFs animados, ele responde:

“Em meus GIFs a figura é uma atuação com a própria rua ou espaço. Ele ou ela vão passar em frente à câmera por 20 segundos, por exemplo. Então o que você vê no GIF é feito a partir de vídeos de 20 segundos. Ao clonar esse movimento em sequência, verifica-se um padrão de movimento. Então você vê todos os 20 segundos em apenas um segundo. Ou até menos como em cinco quadros. A ideia aparece em todas as repetições. Eu comecei a pensar sobre “tempo” principalmente e como eu poderia usar a rua para fazer não apenas loops visuais bonitos, mas algo que você sinta ser indescritível. Eu também uso diferentes tipos de instrumentos como lanternas, LEDs e grandes porções de isopor para variar esses sentimentos.”

É de se notar que não é um trabalho simples. E, na minha opinião, é exatamente por ser complexo, tanto visualmente quanto tecnicamente, que o trabalho de Inci é incrível. Então que venham mais como estes. Visite o blog dele para ver muito mais obras de arte em movimento como estas.

erdal-inci-3

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s