Crie suas próprias fontes com Prototypo

Meu amigo Gui me mandou o site do futuro webapp Prototypo, um gerador de fontes, que você mesmo pode criar fazendo ajustes gerais como altura de x, abertura de barriga e largura de serifas, para citar uns exemplos.

“Com mais de vinte parâmetros, projete clássicas personalizadas ou formas experimentais. […] Explore, modifique, compare, exporte com infinitas variações.”

Criado por Yannick Mathey e Louis-Rémi Babé, o Prototypo parece ser um excelente webapp e sem dúvida será bem recebido e bem aproveitado pelos designers mundo afora. Tanto para criação rápida de fontes mas, eu imagino, principalmente como fonte de referência para produção de fontes de verdade, com todo planejamento que envolvem o design de tipos.

No entanto, no geral ele pode acabar sendo uma bola fora. Nós designers sabemos que type design requer conhecimento muito técnico, estudo, paciência e aperfeiçoamento sem fim, então dar uma ferramenta como esta nas mãos de ignorantes (não estou chamando de burro, mas apenas falando dos que não possuem conhecimento de design) pode acabar gerando resultados grotescos e fontes muito mal acabadas (vide Dafont). Mas, sinceramente, acho que isso não é algo com que eu deva me preocupar.

O Prototypo deve estar disponível no mês que vem, então é ficar de olho e experimentar todas as funcionalidades que ele terá a oferecer.

Comente

