Já imaginou Google Maps em 8 bits?

Não precisa imaginar, porque é exatamente o que faz o site 8-Bit Cities, transformando os mapas de cidades como New York, London e Amsterdam em belíssimos trabalhos de pixel art, inspirados em sistemas como o NES, que você pode mover, dar zoom e até pesquisar endereços.

“[O projeto] é uma tentativa de fazer a cidade parecer exótica mas familiar, aglutinando dois modelos comuns de espaço: os mapas dos jogos de aventura e RPG dos anos 80, e os dados geográficos que permitem mapas na web e navegação por GPS“, diz Brett Camper, criador do 8-Bit Cities.

O site é muito bem feito, varrendo os pixels dos mapas reais e reconhecendo ruas, parques, lagos, e substituindo as imagens pelos bitmaps adequados. Isso significa que os mapas são criados dinamicamente, e não manualmente, como a maioria talvez imagine.

“Espero estimular a exploração, o senso abstrato de escala, e talvez mais importantemente a excitação sem limites que muitos de nós experimentamos com o NES, o Commodore 64 e tantos outros aparelhos 8-bit.”

Tendo nascido no meio dos anos 80 e crescido com videogames, estes mapas têm grande apelo comigo. Me lembra daqueles mapas enormes e complicados de fazer que eu criava no RPG Maker. Ê tempo bom que não volta mais.

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s