Incríveis instalações conectam pessoas ao redor do mundo

No começo do mês a SNCF – companhia ferroviária da França – deu uma repaginada à uma ação antiga e, com a TBWA de Paris, espalhou portas misteriosas em praças de diversas capitais europeias, como Barcelona e Bruxelas em uma campanha intitulada L’Europe, c’est la porte à côté. Quem abrisse a porta, via pessoas nas outras cidades – uma ideia divertida, mas não é a primeira.

Telectroscope 1

Telectroscope 2Lá em 2008, o artista britânico Paul St. George, em parceria com o grupo Artichoke, criou a gigantesca instalação Telectroscope, que conectou os moradores de Londres e Nova York. Embora parecesse enterrado no chão, o enorme telescópio vitoriano não atravessava o oceano até o outro Telectroscope 3continente (embora fosse esta a história contada por Paul), mas permitia sim que as pessoas se vissem em tempo real graças, não a um túnel, mas a uma conexão super rápida de internet com câmeras de alta definição nas pontas opostas.

“Algumas pessoas fizeram novos amigos, outros se conectaram com velhos amigos. Uma mulher, em viagem de negócios nos EUA, pôde ver sua filha no dia do aniversário garças ao Telectroscope. Esta invenção estranha e realidade alternativa capturaram a imaginação do público nos dois lados do Atlântico.”

Em março deste ano, a Coca-Cola e a Leo Burnett também apresentaram uma campanha semelhante, que conectou as populações da Índia e do Paquistão, em uma divertida tentativa de criar amizade entre as duas nações. A Small World Machines permitia comunicação em tempo real entre eles, mostrando que o que nos une é mais forte do que o que nos afasta. Uma iniciativa nobre que amplia ainda mais a missão de “amizade e felicidade” da Coca-Cola.

“A chave para uní-los através das máquinas era simples: pessoas na Índia e Paquistão poderiam concluir uma tarefa, como tocar as mãos, desenhar símbolos da paz, amor e felicidade – juntos.”

Ações como essas surpreendem e colocam um sorriso no rosto. No mundo que vivemos hoje, incessantemente conectado à internet e às pessoas (embora as relações interpessoais pareçam enfraquecer), é gostoso ver a tecnologia sendo usada para nos aproximar de forma criativa. Pense em algo surpreendente da próxima vez que for ligar para alguém no FaceTime, que tal?

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s