100 anos de Tomie

Completa hoje 100 anos de idade, a pintora Tomie Ohtake. Nascida no Japão em 1913, veio ao Brasil ainda jovem acompanhada pelo irmão Teinosuke, mas não pôde retornar ao seu país devido à Segunda Guerra Mundial. Aqui, se tornou uma das principais representantes do abstracionismo informal, e é considerada a “dama das artes plásticas brasileiras”.

A artista é mais conhecida do público graças às suas 27 esculturas em espaços públicos de cidades brasileiras, principalmente São Paulo, como o Monumento à Imigração Japonesa (1988) na avenida 23 de Maio, por exemplo:

TomieOhtake05

No ano em que completa 1 século de vida, Tomie é homenageada com 15 exposições em diversos Estados brasileiros. Este mês, o Instituto Tomie Ohtake realiza a terceira e principal exposição em comemoração ao seu centenário, reunindo cerca de 80 trabalhos que melhor revelam o estilo da artista.

“É uma oportunidade única de conhecer o processo embrionário das pinturas da artista, que mostra, em novembro, telas em processo de finalização.”

Tomie Ohtake exagera nas formas orgânicas pois acredita que a linha reta não é natural do ser humano. Abaixo tem um pouquinho do trabalho da artista:

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s