Fotografias de tribos do mundo

Before They Pass Away (literalmente “antes de eles falecerem”) é uma série fotográfica extraordinária do britânico Jimmy Nelson, apresentando a vida das últimas tribos que conseguiram preservar suas tradições e costumes em nosso mundo globalizado.

Do Peru à Russia, o fotógrafo viajou ao redor do planeta e registrou 29 tribos em 44 países. “Caçadores, coletores, nômades, Nelson documentou-os todos”, um deleite para amantes da fotografia e antropologia, pois mostra, por exemplo, rituais como xamanismo praticado pelos Nenets no Ártico:

Xamanismo Nenets

Vivendo em uma casa de concreto, com água quente saindo do chuveiro, um refrigerador preservando nossa comida e internet nos conectando ao resto do mundo, mal podemos imaginar como é o dia-a-dia de uma tribo, por isto o trabalho de Jimmy Nelson é importante, do ponto de vista da preservação da história das tribos, que estão pouco a pouco desaparecendo do mapa.

A primeira vez que me encantei com fotografias de tribos como estas foi no livro Decorated Man (1980), de Charles e Josette Lenars, que meu pai tem desde que eu consigo me lembrar. O foco deste livro, no entanto, como o nome sugere, é em tribos que pintam o corpo – acredito que seja difícil de encontrar, mas é um livro excelente para nós, que trabalhamos com formas e cores.

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s