Uma brochura feita inteiramente sem usar energia elétrica

a2e01

A portuguesa Fundação EDP, através da A2E (Access 2 Energy), fornece soluções de energia sustentável em comunidades carentes no mundo todo, com projetos implementados da África à América do Sul. Pensando em como apresentar estes projetos, a EDP pediu à agência Leo Burnett por uma brochura:

brochuraSó que ao invés de partir para os computadores e impressoras, a agência decidiu seguir o caminho oposto, e criar e produzir os folhetos inspirados em seu conteúdo, portanto sem utilizar de energia elétrica – do design à impressão, da produção até o registro em vídeo (o making of foi feito com uma LomoKino e as fotos com uma velha câmera reflex), tudo foi feito sem eletricidade.

“Esta brochura é nosso jeito de mostrar o que fazemos e como fazemos. Mas não é só isto. Também é um exemplo de como é difícil viver sem energia.” – EDP

a2e10 a2e22

Além disto, do ponto de vista de criação e processo, esta brochura também serviu para mostrar que é possível fazer um bom trabalho sem o uso de computadores (eu ia dizer “tecnologia”, mas lápis e papel também é tecnologia) e o talento dos designers da agência trabalhando à mão.

Eu não canso de falar como gosto de making ofs e de ver e entender o processo de criação de boas peças, é legal vê-los sobrepondo folhas de papel vegetal para compor o layout, da maneira como eu faço meus cartazes caligráficos, por exemplo. Gravar as telas de serigrafia expondo-as à luz do sol também achei uma ideia genial (apesar de óbvia, se você pensar bem).

a2e12 a2e24

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s