Quem projetou o frasco de shoyu?

Qualquer pessoa que já experimentou comida chinesa/japonesa, em qualquer parte do mundo, conhece a icônica garrafinha de vidro de molho shoyu – que aqui no Brasil é a da Sakura, cópia da original da Kikkoman. Ela foi criada pelo designer Kenji Ekuan em 1961 e está em produção até hoje, e seu design atemporal está tão enraizado e conectado ao molho shoyu que é difícil até imaginar, um dia, o frasco não existir mais.

Kikkoman-Soy-Sauce

Levou três anos para que Ekuan e sua equipe chegassem ao formato do vidro de shoyu como conhecemos, passando por mais de cem protótipos, da garrafa à tampa que não vaza. Elegância, simplicidade e suprema funcionalidade – valores enraizados no design nipônico – é o que tornam este design tão excelente.

“Para mim [o frasco] representa não o novo Japão, mas o Japão real. A forma é tão suave… claro, durante a guerra, fomos forçados a agir diferentemente, mas por um longo tempo, uns 1.000 anos, a história do povo japonês foi suave.” – Kenji Ekuan

O vidro de shoyu de Kenji Ekuan está para o design japonês como a garrafa da Coca-Cola está para o design americano – é atemporal, sua silhueta imediatamente reconhecida e sua história profundamente ligada ao produto.

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s