Legibilidade e leiturabilidade

Uma coisa que costuma confundir quem está começando a estudar tipografia (me confundia, quando estava na faculdade) são as tais da legibilidade e leiturabilidade. Apesar de o nome parecer significar a mesma coisa, elas são diferentes, mas ambas são simples de entender:

Legibilidade (legibility) se baseia na facilidade com que uma letra pode ser distinguida de outra. Leiturabilidade (readibility) é a facilidade com a qual o olho pode absorver a mensagem e move-se ao longo da linha” – Types of Typefaces (1967) pág. 84-5.

A leiturabilidade também pode ser descrita como a qualidade de conforto visual, que é importante para a leitura de longos textos como a página de um livro; mas vale apontar que não é tão importante em uma página de lista telefônica (apesar da grande massa de texto), já que a pessoa estará buscando um ítem específico – e aí a legibilidade é mais importante.

No exemplo abaixo podemos reconhecer facilmente os caracteres, porém o texto possui pouca leiturabilidade, já que a variação das letras dificulta a leitura:

Legibilidade2

O mesmo problema acontece quando um texto possui espaçamento ruim, variação de largura e ausência de kerning, mesmo quando usamos o mesmo tipo de letra para todo o texto. São estes casos de pouca qualidade de conforto visual.

Resumindo, legibilidade significa a capacidade de reconhecer as letras, já leiturabilidade significa a capacidade de se ler as palavras e linhas de um texto. Como eu disse, são conceitos simples de entender, então cabe ao designer considerar os dois toda vez que for trabalhar com letras (contenham-se com seus trampos all type!).

P.s.: propositadamente, a imagem no topo deste post não é o melhor exemplo de legibilidade ou leiturabilidade.

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s