Tenho medo deste conceito para aproveitar melhor os espaços da cidade

A gente que vive em cidade grande sabe dos desafios de aproveitamento do espaço: apartamentos cada vez menores, escritórios pequenos cheios de gente amontoada, milhares de carros se amontoando em vias estreitas, enfim… é um caos. O designer Aaron Cheng propôs em 2012 um projeto com o intuito de resolver ao menos dois destes problemas.

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Conforme a densidade das grandes cidades aumenta, as pessoas são forçadas a morar cada vez mais longe do centro, o que implica em ter um carro para se dirigir ao trabalho.

“O objetivo [do Parking + Housing] é resolver o problema de utilização de espaço ao criar um novo tipo de prédio onde habitação e estacionamento estão integrados em um só.”

Durante o dia, as moradias são comprimidas para abrir espaço para os automóveis; de noite, o processo é invertido e as vagas de estacionamento voltam a se transformar em residências. Não entendeu? Então assista:

Eu tenho medo deste conceito. Primeiro, porque não sei exatamente se ele resolve o problema de espaço, já que em um mundo ideal as pessoas morariam próximo ao trabalho e portanto não haveria a necessidade de carros (a gente sabe que existem edifícios que unem moradia e escritório); segundo, porque em apartamentos que obedecem a este conceito, não vejo possibilidade para personalização (tipo pendurar uns quadros ou pintar a parede), o que talvez faça com que a pessoa não se sinta “em casa”.

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