Encontraram artes digitais perdidas de Andy Warhol

andy-warhol-digital-01O ano era 1985 e a Commodore International queria mostrar a grande capacidade gráfica do seu recém lançado computador Amiga 1000, e pra isso eles contrataram diferentes artistas para criar o que quisessem no aparelho. Andy Warhol foi um deles.

andy-warhol-digital-02

Commodore Amiga 1000 e um pacote de softwares de edição de imagem
Commodore Amiga 1000 e um pacote de softwares de edição de imagem

Os trabalhos foram encontrados em alguns disquetes do Amiga e são rabiscos, formas experimentais, um auto-retrato psicodélico e até uma recriação meticulosa d’O Nascimento da Vênus (1486), de Botticelli, tudo em espetaculares 640x 400 pixels e 32 cores simultâneas, números incríveis na época (considerando que os PCs da IBM suportavam só quatro cores simultâneas e o Macintosh só duas).

andy-warhol-digital-03

Mais incrível do que esta sacada da Commodore deve ter sido ver os artistas lidando com uma ferramenta que jamais tiveram contato, quebrando preconceitos para criar seu trabalho, ainda mais alguém de tanta influência cultural quanto Warhol… aliás, acho que ninguém melhor que ele para experimentar aquele “novo produto cultural”.

“Nas imagens vemos um artista maduro que passou cerca de 50 anos desenvolvendo uma coordenação mão-a-olho específica e agora, de repente, luta contra uma nova sensação bizarra de um mouse em sua mão, segurado a vários centímetros da tela.” – Amber Morgan Wrbicam, curadora do Warhol Museum

No vídeo abaixo você vê o artista experimentando o Amiga 1000 que, apesar de parecer pouca coisa nos dias de hoje, certamente era tecnologia de ponta a 30 anos. Ele aparece pintando um retrato de Debbie Harry… não dá pra ser mais cool que isso!

Engraçado é que, tendo estudado Warhol e a arte pop em história da Arte, parece que ele está tão distante da gente, quando na verdade ele estava logo ali, poucas décadas atrás… fazendo arte digital!

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s