Vídeo

Solução para um futuro de apartamentos minúsculos

mixed reality 1A coisa já está feia… os novos apartamentos que surgem em grandes metrópoles como São Paulo são cada vez menores (e mais caros), para suprir uma demanda crescente em espaços reduzidos. No futuro, a coisa vai piorar, e por necessidade a maioria de nós vai morar em cubículos apertados. O designer brasileiro Bernardo Schorr oferece então uma solução para tornar os minúsculos apartamentos do amanhã um espaço mais confortável e adaptável:

Realidade mista

Ele acredita que a tecnologia digital pode ser trabalhada para permitir que os habitantes do minúsculo apartamento tenham a sensação de ampliação do espaço. O projeto Mixed Reality Living Spaces serve como experimento de transformação do ambiente através da projeção de cenários mutáveis que simulam diferentes espaços dentro do mesmo local:

“Quando chegar a hora que tivermos que viver em apartamentos de ~9.3m², nossos espaços terão que mudar de acordo com as necessidades. Tecnologias digitais nos permitirão imergir em diferentes espaços dentro do mesmo ambiente, provendo um alívio da sensação de confinamento. Através do aumento digital, cada pessoa ira morar em um espaço que é apresentado de diversas formas diferentes ao longo do dia: um quarto, um escritório, uma biblioteca, uma sala de jantar… e muito mais.”

No dia em que os ambientes digitais forem tão perfeitos que nossos olhos e cérebro não poderão distinguí-los da realidade, acho que o ser humano estará fadado ao definhamento físico e psicológico. Então torço para que o futuro imaginado por Bernardo Schorr (e outros) nunca chegue, e possamos continuar vivendo em ambientes reais, com objetos reais, e não somente simulações da realidade.

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s