BIC e a caligrafia universal

BIC-Universal-Typeface-1

Projeto interessante, a BIC convocou o mundo todo para contribuir com seu experimento da “fonte universal” (embora tecnicamente seja caligrafia e não fonte), em que as pessoas escreviam as letras do alfabeto e a BIC sobrepunha todas as versões das letras (e são centenas de milhares delas) para criar uma única fonte.

Acho legal essa possibilidade de descobrir qual é o padrão mundial de escrita (embora sejam só caracteres ocidentais), principalmente se notarmos que a letra “B” de uma criança americana de 14 anos é virtualmente idêntica à de um senhor chinês com mais de 60 anos. No site do projeto/experimento, inclusive, você pode explorar as letras usando filtros diversos.

Uma outra coisa bem inteligente do The Universal Typeface é que, ao acessar o site para contribuir com sua própria letra, pede-se que você se conecte a um aparelho sensível ao toque, como um smartphone ou tablet. Faz todo o sentido, claro, já que sua letra à mão é completamente diferente do que escrita com o mouse!

Um projeto semelhante foi feito em 2011 pelo designer Moritz Resl, que postei aqui no blog. O projeto Average Font foi criado sobrepondo todas as fontes que o cara tinha no computador dele, afim de encontrar uma forma comum.

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s