Soviet Ghosts, fotografias do que restou da União Soviética

Monumento Buzludzha, na Ucrânia
Monumento Buzludzha, na Ucrânia

Rebecca Litchfield é uma fotógrafa londrina especializada em edifícios abandonados, cenários escuros e fotografia de viagem. Em seu livro Soviet Ghosts, a moça seleciona imagens da extinta União Soviética, cujas ruínas não só assombram como revelam a grandiosidade e megalomania do Estado socialista, ativo entre os anos de 1922 a 1991.

“No início de 2013 fui contratada pela Carpet Bombing Culture para fotografar os edifícios abandonados da antiga União Soviética e seus Estados satélite. Viajei por 10 países do leste europeu, dos países bálticos, Ucrânia e claro Rússia para capturar o que sobrou do colapso da União Soviética tal qual cidades esquecidas, fábricas, prisões, escolas, monumentos, hospitais, teatros, complexos militares, asilos e campos de extermínio em todos os países ex-comunistas e Estados satélite ocupados. Eu inclusive cruzei o caminho com um submarino soviético no Reino Unido”.

O trabalho de Rebecca é perturbador, de imensurável valor histórico mas lindo. As imagens parecem de um mundo pós-apocalíptico. A fotógrafa, em alguns casos, arriscou-se se expondo à radiação, foi presa e interrogada, acusada de espionagem e, como não poderia deixar de ser, enfrentou muito frio. Abaixo têm alguns exemplos, mas você pode ver mais fotografias neste link.

Locomotiva a vapor Máv Class 424, na Hungria
Locomotiva a vapor Máv Class 424, na Hungria

Soviet-Ghosts-5 Soviet-Ghosts-4

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s