Alternativa para a prática da agricultura urbana

window-agriculture-1

Uma das coisas que eu quero fazer no meu apartamento é um jardim… o problema é que, como eu quero um apartamento pequeno que talvez não tenha nem varanda, fica à cargo da criatividade adaptar a agricultura para espaços pequenos (e olha que já tenho um monte de referências). Uma ótima idéia é a do designer mexicano José de la O, que criou vasos de PET reciclado para serem fixados nas janelas.

A Window Agriculture permite que o morador urbano otimize espaço e captação de luz, permitindo cultivar suas próprias hortaliças, temperos e o que mais couber nos vasos. Não só é um projeto interessante para mim (que só quer plantar) mas é importante para a sociedade urbana como um todo, já que as cidades dependem cada vez mais da produção em massa nas zonas rurais, que tem como conseqüência aumento na poluição. Além disso, o consumidor perde a referência de onde vem o produto que consome.

window-agriculture-2 window-agriculture-3

“Este projeto explora como o morador da cidade pode cultivar seu próprio alimento, usando a janela como fonte de luz natural. Um número de vasos transparentes modulares são fixados na janela, onde é colocado solo e então vegetais, ervas e pequenas frutas podem crescer.”

Embora o design criado por José seja bonito e modular, existem alternativas mais simples para “agricultura de janela” que dá para fazer você mesmo, reciclando garrafas PET de água e refrigerante – não é tão bonito mas funciona igual. Se tiver interesse, dê uma olhada neste link.

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s