Bonita proposta de redesign para o Facebook

 

Facebook-redesign-01

O Facebook é o serviço de rede social mais sólido ultimamente, e praticamente onipresente em todos os browsers ocidentais (embora muita gente o tenha deixado recentemente). Enfim, não preciso apresenta-lo a ninguém. O site recebe atualizações e mudanças no design de tempos em tempos, celebrado por uns e odiado por outros – eu, particularmente, me adapto bem a qualquer mudança, então estou no grupo dos que celebram – mas nada que seja de cair o queixo. E é aí que entra a proposta de redesign criada pelo australiano Fred Nerby, em 2013.

“Eu queria criar um entendimento e relação melhores entre usuário e conteúdo, e como os dados podem ser exibidos. Hoje, o Facebook não é tanto o mal necessário com o qual as pessoas tem que se acostumar, quanto é parte de seu comportamento no dia-a-dia. Este comportamento é uma ferramenta poderosa para os usuários e para empresas ao redor do mundo quando ‘usada e promovida da maneira correta’, cria uma plataforma e conta uma história! O impacto visual é crucial hoje em dia e como exibimos as informações é essencial para o sucesso de qualquer aplicação.

Eu abordei a plataforma da perspectiva do usuário e foquei em dados personalizados ao mesmo tempo que mantenho uma interface visualmente atraente. O Facebook tem feito um bom trabalho com isto há muito tempo mas ainda não estamos vendo a extensão total do que é possível na plataforma. Eu acredito que o futuro dos dados, design e desenvolvimento encontra-se em informação online segmentada porque, agora, estamos entupidos com informações como banners, propagandas e outras mídias que baseiam suas campanhas em uma filosofia mais narrativa (que é ‘interromper o usuário’ para pensar em uma marca ou produto do qual ainda não pensou).

Este conceito baseia-se em uma teoria sistemática, criando um ambiente online mais pessoal.” – Fred Nerby

Embora eu concorde com o conceito de Nerby e adore o trabalho que ele criou, ainda acho que ela é muito ousada caso se tornasse a interface do Facebook hoje, levando em consideração o “usuário comum”. Em termos visuais, o redesign de Nerby está para a interface do Facebook assim como a interface do Windows 8 está para toda a história do Windows (e todos sabemos que a maior parte das pessoas usa o desktop do Win8 ao invés da interface Metro – que eu adoro, diga-se de passagem). Deve existir uma transição mais suave entre o que temos e o que deveríamos ter.

Espero que o Facebook caminhe para que um dia tenhamos uma interface mais pessoal, simplificada e atraente como você pode ver abaixo (não deixe de ver o trabalho completo aqui):

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s