Artista cria lindas capas tridimensionais de livro

mandarinduck-8

Livros são uma paixão minha… em grande parte, mais por causa da capa do que pelo conteúdo. Eu sou do tipo que só compra livro com capa dura e bem projetada, senão não tem conversa. Por isso fiquei de queixo caído quando conheci o trabalho da artista Aniko Kolesnikova que, desde 2009, esculpe capas de livros que parecem ter saído (ou melhor, te levar) de dentro de histórias de fantasia.

Feitas com argila polimérica, a artista explora normalmente temas ligados à natureza – flores, animais, aves, dragões – mas aceita o desafio de algum cliente ocasional, como a capa inspirada no filme Alien, de Ridley Scott, cujo trabalho conceitual foi criado pelo fantástico H. R. Giger.

mandarinduck-2 mandarinduck-4

No ocidente, a encadernação de livros teve início no século V, embora o exemplar mais antigo ainda existente é do século VIII, o Evangelho de São Cuteberto. Os livros eram encadernados em vários materiais como madeira, couro, tecido, e alguns inclusive em pele humana – técnica chamada bibliopegia antropodérmica. Eca!

Aniko colocou alguns tutoriais no YouTube de como criar capas de livros, então se encadernar com pele não foi a sua praia, você pode ao menos aprender a fazer com argila polimérica.

mandarinduck-5 mandarinduck-6 mandarinduck-7

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s