Vídeo

Pressing On: um documentário sobre letterpress

“Um documentário sobre a sobrevivência da tipografia e os impressores notáveis que preservam a história e o conhecimento do ofício.”

Eu só tenho a agradecer a designers e entusiastas que insistem em manter o trabalho artesanal ativo, qualquer que seja. Existe uma sensibilidade, uma diferença na maneira de pensar, que só se consegue pondo a mão na massa, porque as sensações do trabalho manual permitem. E preservar estas sensações, conhecer e explorar as raízes do ofício, é importante.

O documentário Pressing On, dirigido pela designer gráfica Erin Beckloff e que foi recentemente financiado no Kickstarter, aborda a arte da impressão tipográfica, com o uso de tipos móveis de metal e madeira, através de uma pergunta interessante: “Por quê este método de impressão tão antigo tem sobrevivido ao longo do tempo, apesar das grandes inovações tecnológicas, e é tão popular atualmente?

pressing-on-2 pressing-on-3

Pelo mesmo motivo que eu estudo caligrafia, existe uma riqueza neste tipo de trabalho que fica limitada no uso do computador. O cheiro da tinta, a textura do papel, o peso dos tipos, tudo é inspiração e pode ser a fagulha que acende no cérebro a criatividade.

Como os impressores tradicionais chegaram a uma idade avançada, conhecimento importante pode ser perdido para sempre. Como já disse, agradeço às pessoas que vão atrás e buscam preserva-lo, mantendo viva a história.

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s