O calçado que cresce e muda a numeração

shoe-that-grows

The Shoe That Grows é a prova de que um bom design pode ser simples, funcional, barato e, neste caso, até salvar vidas. Enquanto morava no Quênia, Kenton Lee reparou em uma menina com um sapato muito menor que o pé – os pezinhos das crianças crescem rápido e, em países pobres, sapatos novos (e maiores) podem não ser uma opção. Kenton pensou então que deveria existir um sapato que aumentasse de tamanho e se adequasse aos pés das crianças, sem precisar ser trocado.

Pode parecer bobagem, mas a importância maior do Shoe That Grows é evitar que o máximo de crianças andem com os pés no chão. Pés descalços são um convite para machucados e doenças parasitárias e, de acordo com o site do sapato, mais de 2 bilhões de pessoas sofrem de doenças relacionadas a parasitas transmitidos pelo solo, quase 1/3 da população mundial.

O sapato vem em dois tamanhos básicos – um para crianças no jardim da infância e outro para adolescentes – mas que, através de um sistema simples e inteligente de cintas e botões, aumenta em até 5 números. Cada sapato, feito de borracha e couro, também dura ao menos 5 anos, prevenindo doenças por mais tempo. O site permite a doação de pares de sapatos, que são entregues a ONGs parceiras encarregadas de distribui-los em países pobres.

Mudando de assunto…

Quem também faz um trabalho bacana é a marca TOMS. Quando conheci a marca, para cada sapato comprado, outro era doado… hoje, não só a linha de produtos da TOMS é maior, mas o tipo de ajuda que eles oferecem às pessoas carentes se estende a distribuir água potável, tratamento oftalmológico, assistência pré-natal, entre outros.

 

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s