Esta febre amarela (de minions) está indo longe demais

minion

Minions, minions, minions! Para onde você olha, lá estão os supositórios amarelos de um olho só. Minions são os novos Angry Birds. Ok, isto é marketing e eu respeito… mas qual é o limite a ser ultrapassado para que a modinha fique ridícula? Bem, a Pantone apresentou o “Amarelo Minion.

A marca Pantone dispensa apresentação. Se, ainda assim, você não conhece, a Pantone é a referência cromática mundial no design, uma ferramenta excelente porque serve como controle de qualidade de cor do projeto à produção. Então, criar uma nova cor, cujo nome vem de um personagem de filme infantil (cuja modinha pode sumir tão rápido quanto pegou) me parece uma jogada equivocada para uma empresa deste porte.

O que é mais preocupante não é a nova cor, claro, mas o fato de ela ter recebido um nome, ao invés de um código numérico, como tem sido feito nos últimos 50 anos. Mesmo algumas das cores Pantone mais reconhecidas mundialmente têm códigos, como o vermelho da Coca-Cola (484), o magenta da T-Mobile (676C) e o “rosa perfeito” da Barbie (219C). Estas três cores foram registradas como sendo oficiais das marcas citadas e, inclusive, podem gerar brigas judiciais caso outra marca use a mesma tonalidade mas, ainda assim, veja só, elas não têm nome, têm código.

De acordo com a Pantone, esta é a primeira vez que uma cor recebe um nome. Também é a primeira vez que uma cor é desenvolvida para promover um filme. O “Amarelo Minion” estará presente na escala Fashion Home + Interiors e é tudo culpa do Pharrell Williams (parágrafo 3). Eu, e acredito que muitos outros designers, espero que isto não se torne uma tendência.

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s