Com a Terra do tamanho de uma bola de gude, amigos constroem um modelo do sistema solar

Quando olhamos nos livros de ciência ou na internet uma ilustração do sistema solar, é fácil representar o sol, os planetas e a Lua em escala, comparados um ao outro. O que não é tão fácil compreender, no entanto, são as distâncias absurdas que separam cada planeta. Os cineastas Alex Gorosh e Wylie Overstreet tomaram para si o desafio de construir um modelo em escala do nosso sistema solar.

Com o planeta Terra do tamanho de uma bolinha de gude, foi necessária uma área de 11.2 km para acomodar a órbita do planeta mais distante, Netuno*. A equipe usou bolas de vidro iluminadas por LEDs e alguns cálculos do GPS para mapear o sistema solar no piso arenoso do deserto de Black Rock, no estado de Nevada, EUA. Com a caída da noite, eles filmaram um timelapse incrível, de uma montanha próxima, que mostrava com clareza as distâncias de cada órbita, em uma escala de aproximadamente 1:847.638.000! O resultado é simplesmente maravilhoso.

terra-to-scale

*Se você se perguntou “mas o planeta mais distante não é Plutão?”, então precisa se atualizar. Desde 2006, Plutão não é mais considerado um planeta, de acordo com as definições da IAU, que exigem estas três condições:

  1. O corpo deve estar em órbita em torno do Sol.
  2. O corpo precisa ter massa e gravidade suficiente para manter forma esférica e em equilíbrio hidrostático.
  3. O corpo precisa ser dominante em sua órbita, ou seja, tem que ter gravidade suficiente para atrair corpos menores ao longo de sua trajetória em torno do Sol.

Como Plutão não atende à terceira condição, foi rebaixado para planeta anão e integra agora um grupo formado por outros corpos pertencentes a uma região do sistema solar chamada de Cinturão de Kuiper.

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s