Um copo para beber whisky no espaço (ou “soluções para problemas que não temos”)

space-glass-2

O design visa apresentar uma solução para um problema, seja ele de comunicação, usabilidade ou sei lá o que. E uma boa parcela do design de produto se define em apresentar aquilo que a gente sempre quis mas não sabia que queria, ou então soluções para problemas que não temos… que é o caso deste post.
Um copo para beber whisky no espaço… é certamente um problema que eu jamais terei mas, ainda assim, há uma solução, projetada por James Parr para a marca Ballantine’s, designer e fundador da Open Space Agency.

“Com o projeto Space Glass nós estamos tentando resolver desafios de engenharia genuínos e complexos sobre a vida no espaço. Nós esperamos sinceramente que esta jornada terá um dia impacto verdadeiro no programa espacial,” afirma James Parr.

Até hoje foram menos de 500 pessoas a visitar o espaço (algo em torno de 0.000007% da população da Terra) então os problemas de engenharia a ser resolvidos eram bem básicos mas, com a conquista do espaço cada vez mais na mira dos terráqueos, cedo ou tarde a gente ia precisar pensar além de tomar banho e fazer cocô em gravidade zero.

space-glass-1

O maior desafio de Parr foi encontrar um modo de tornar possível beber o whisky ao mesmo tempo em que se aprecia seu aroma. Como ele explica, “você não pode beber de um copo [comum] porque o líquido flutua. Você não pode sugar o ar; pois nada vai sair do lugar. Para resolver o problema nós precisávamos encontrar um modo de capturar o líquido e então permitir que as forças capilares puxem o líquido para a boca. […] Nós fizemos com que o copo coletasse o whisky e então a pessoa bebendo pode posicionar o nariz aonde os vapores estarão, então ele pode sentir o aroma do whisky.”

Você pode (e deve) ler o case completo neste link.

Anúncios

Um comentário em “Um copo para beber whisky no espaço (ou “soluções para problemas que não temos”)

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s