100 anos da garrafa de Coca-Cola

garrafa coca cola

Hoje, dia 16 de novembro de 2015*, a icônica garrafa da Coca-Cola comemora seu 100º aniversário. Ela surgiu da necessidade de diferenciar a bebida das suas concorrentes que, tentando beliscar uma fatia do mercado de refrigerantes, copiavam não só o produto da Coca-Cola, mas até seu logotipo e o formato da sua garrafa.

Embora seja divertido, não é como no vídeo acima que a garrafa foi criada. Em 1899, dois advogados de Chattanooga viajaram até a cidade de Atlanta para negociar os direitos de engarrafar Coca-Cola. Eles queriam lucrar com a venda da bebida, que havia se tornado popular, era vendida em praticamente todos os Estados americanos mas, ainda assim, só era encontrada em máquinas de refrigerante.

O contrato foi firmado, a Coca-Cola passou a ser vendida na máquina e nas garrafas, e o sucesso foi tanto que dúzias de competidores começaram a tentar copiar a marca, na tentativa de enganar o público desavisado. A Coca-Cola mandou gravar seu logotipo nas garrafas (na época eram garrafas retas comuns), mas a concorrência copiou; mais tarde eles inventaram um rótulo que os diferenciasse, mas o rótulo desgrudava das garrafas e, de qualquer maneira, acabou sendo copiado pelas outras marcas.

Old-Coca-Cola-Bottles

Em abril de 1915 os chefões da Coca-Cola decidiram investir US$ 500 no desenvolvimento de uma nova garrafa, que fosse “tão distinta que você poderia reconhece-la pelo toque no escuro ou até quebrada no chão”. A equipe de uma das fabricantes de vidro incumbidas da tarefa de criar a nova garrafa, a Root Glass Company,  inspirada pelo formato alongado da semente de cacau, projetou o que se tornaria a icônica garrafa de Coca-Cola que conhecemos hoje. Em 16 de novembro de 1915, o projeto foi patenteado.

Patente da garrafa, registrada em 16 de novembro de 1915
Patente da garrafa, registrada em 16 de novembro de 1915

A nova garrafa começou a ser produzida no início de 1916, e ganhou a coloração levemente esverdeada, denominada Georgia Green, em homenagem ao Estado onde foi criado o refrigerante. A cada 14 anos, a patente da garrafa de Coca-Cola expirava e precisava ser renovada, até que um dia a empresa foi até o escritório de patentes, alegando que o formato da garrafa era tão conhecido que deveria receber o status de marca registrada.

Embora seja estranho que uma embalagem receba este status, em 12 de abril de 1961 a garrafa de Coca-Cola foi reconhecida como marca registrada, decisão reforçada pelo fato de que, já em 1949, somente 1% da população americana não conseguia identificar o refrigerante somente pelo formato da garrafa.

A garrafa da Coca-Cola na arte

Apesar de Andy Warhol ser o artista mais conhecido por ter usado a garrafa de Coca-Cola em sua arte, o primeiro artista famoso a incorporar a garrafa em uma pintura foi Salvador Dali, em seu quadro Poesía de América, de 1943.

Cartaz criado por Andy Warhol
Cartaz criado por Andy Warhol

O artista Eduardo Paolozzi também usou a garrafa em sua arte no final da década de 40. Robert Rauschenberg incluiu garrafas de Coca-Cola em sua escultura de 1957, Coca Cola Plan. No entanto, foi quando Warhol usou a garrafa em seu show The Grocery Store, de 1962, que ela se tornou parte do movimento pop art e passou a representar a cultura de massa.

Para comemorar o aniversário de 100 anos da sua garrafa, a Coca-Cola lançou uma série de comerciais de TV (entre tantas outras ações) que contam a história e celebram o espírito da marca e da sua embalagem notável. Você pode assistir a todos os comerciais clicando neste link.

*Eu já estava com este post preparado há meses, mas quase deixei passar a data.

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s