Imagem

Os macacos mendigos de Jakarta

Em uma série macabra, o fotógrafo Perttu Saksa registra imagens dos macacos mendigos das ruas de Jakarta, a maior cidade da Indonésia.

Treinados para pedir dinheiro, presos por correntes, vestidos com roupas de criança e usando cabeças de boneca, os topeng monyet, literalmente “macacos mascarados”, começaram a tomar as ruas da cidade na década de 1980. Inicialmente fazendo macaquices para divertir as crianças das favelas, os shows se tornaram populares e passaram a atrair turistas em Jakarta, o que levou os “treinadores” a ensinar os pequenos símios a mendigar.

perttu_saksa_5

Só de ver as fotografias de Perttu Saksa já dá para perceber que os macacos passam uma impressão bizarra, quase de outro mundo, resultado não só do visual mas do tratamento cruel que os topeng monyet recebem. O jornalista da Associated Press Ed Wray, que estudou o fenômeno, descreve o treinamento para fazer os macacos andarem sobre as patas traseiras, que envolve uma coleira presa a dois pedaços de pau que não permitem que o animal possa colocar as patas dianteiras no chão; tudo vinculado a freqüentes espancamentos por parte dos “treinadores”.

Infelizmente os macacos mascarados são comuns, em sua imensa maioria fruto do desespero da população miserável, que conta com os animais como única fonte de renda. Espero que, um dia, a perturbadora série A Kind of You seja uma das únicas formas de relembrar o cruel mundo dos macacos mendigos de Jakarta.

 

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s