Transformando poluição em tinta

Está aí uma coisa que eu jamais imaginei ser possível… a startup indiana Graviky Labs desenvolveu um processo que captura partículas de carbono presentes no ar poluído e transforma em tinta para escrever, desenhar, criar o que quiser.

A ideia surgiu como solução alternativa – e conscientização – aos altíssimos níveis de poluição do ar nas cidades da Índia (que ocupam 13 dos 20 primeiros lugares de cidades mais poluídas do mundo). A Air-Ink é produzida em três etapas: a primeira consiste em adaptar um equipamento ao escapamento dos automóveis; depois, a fuligem recolhida passa por um processo de remoção de metais pesados e substâncias cancerígenas; por último, o carbono é usado para fabricar a tinta.

A Air-Ink ainda não está disponível no mercado mas abre algumas portas para um novo debate acerca da poluição nas grandes cidades. Talvez se o governo indiano subsidiasse o custo dos filtros ou até firmasse um acordo com a Graviky Labs para distribuir e instalar equipamentos em veículos públicos e chaminés, poderiam começar a dar uma limpada no ar por aqueles lados e até levar a tecnologia e a ideia para outros países.

Eu gosto da ideia de transformar poluição em tinta porque converte um problema em expressão artística, e quem melhor que artistas urbanos para convidar a população a discutir e resolver os problemas da sociedade?

 

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s