Vídeo

Talheres que auxiliam quem tem problemas motores

Uma das coisas mais belas é poder ajudar pessoas através do design. Hoje conheci Liftware, um par de talheres projetados para auxiliar pessoas com Doença de Parkinson ou outras limitações no movimento das mãos e dos braços a levar a comida até a boca sem problemas.

O talher Steady auxilia as pessoas com Parkinson por meio de um sistema eletrônico de estabilização que compensa em até 70% os tremores da mão. Sensores dentro da Steady distinguem os tremores indesejados dos movimentos voluntários da pessoa e entram em ação movimentando sua ponta – que pode ser uma colher ou um garfo – na direção oposta.

Já o Level foi projetado para auxiliar pessoas com diversos tipos de limitação motora das mãos e braços, causados por paralisia cerebral, lesões na medula, Doença de Huntington e etc., adaptando-se ao alcance motor de cada um. Os sensores detectam mudanças no movimento nas três dimensões, e ajustam a junta flexível do talher para mante-lo no ângulo correto.

São projetos interessantes que trazem um bem maior ao usuário, e eu gosto de conhecer coisas assim. Já postei aqui no blog outros exemplos de utensílios criados para facilitar a vida de pessoas com alguma deficiência, como este jogo de jantar para quem sofre de Alzheimer. Infelizmente utensílios como os Liftware são caros, mas abrem caminho para novas soluções acessíveis a todos.

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s