Getty Images vai sugerir imagens que quebrem estereótipos de gênero

Outro dia sugeri cinco opções de fotos para o lançamento do produto de um cliente aqui da agência, com famílias brancas ou pretas, com meninos e meninas. O cliente, como já imaginava, optou pelas três opções com famílias brancas e eliminou as outras duas opções com famílias negras.

Esse certamente é um caso que acontece com muitos designers, tão comum quanto o cliente aprovar fotos de homens em cargos de liderança em vez de mulheres, ou fotos de mulheres cuidando dos afazeres domésticos em vez de homens. A Getty Images, uma das maiores em bancos de imagens, decidiu fazer uma campanha dentro do próprio site, para combater os estereótipos de gênero, com criação da AlmapBBDO.

Ao buscar por fotos de CEO, por exemplo, a maioria mostra homens, mesmo que a proporção de fotos de mulheres seja a mesma. Quando o usuário escolher uma das fotos com homem, o site vai incentivar a compra da mesma foto mas com uma mulher – o usuário poderá baixar qualquer uma das duas, mas é legal porque pode ajudar as agências e os clientes a escolherem melhor as fotos usadas.

De acordo com a Getty Images, todos os estereótipos de gênero serão tratados da mesma forma. Espero que incluam nesta iniciativa o combate aos estereótipos raciais, étnicos, socio-econômicos, de orientação sexual, etc.

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s