Vídeo

Jogo com pistas baseadas no seu perfil (e dos seus amigos) do Facebook

Estes dias estava conversando sobre a presença de marcas na internet, as formas de comunicação com o consumidor e engajamento, aí lembrei de um game que a agência Evolution Bureau criou para o whiskey irlandês Jameson em 2011, chamado Jameson 1780.

“Em Jameson1780.com, os usuários fazem log in em sua conta do Facebook e, como no jogo Detetive, percorrem as ruas da Dublin do século 18 para encontrar o misterioso culpado pelo roubo de um barril de whiskey John Jameson.”

No game, um barril de Jameson desaparece e cabe a você descobrir quem é o ladrão, e aí é que fica interessante, porque todos os seus amigos do Facebook se tornam suspeitos! As cenas são todas pré-gravadas em live action – no melhor estilo filme interativo dos anos 90 – mas as dicas, que cada um dos 6 personagens com os quais você interage, dão, são personalizadas a partir das informações do seu perfil, e dos seus amigos, na rede social. O mistério é resolvido quando você descobre qual dos seus amigos no Facebook roubou o barril da bebida.

O game inaugurou o novo conceito de comunicação da marca, que vem crescendo desde então. Eu joguei o Jameson 1780 na época porque, para mim, era uma novidade incrível ver como meus dados do Facebook se integravam à narrativa, e era realmente muito bem feito. Pena que o site não está mais no ar.

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s