Vídeo

Você pode conversar com as obras da Pinacoteca de São Paulo

É inaugurada hoje a exposição “A Voz da Arte”, uma parceria entre a gigante da informática IBM e a Pinacoteca de São Paulo. Na mostra, que vai até dia 5 de junho, é usada a inteligência artificial Watson, da empresa americana, para compreender as perguntas dos visitantes e dar respostas personalizadas, possibilitando o espectador interagir diretamente com diversas das mais importantes obras de artistas brasileiros.

Os melhores museus costumam ter guias ou aqueles audios que você vai escutando para ter mais informações sobre as pinturas, esculturas e instalações; o Watson traz o futuro disto, conversando com o visitante e explicando o significado dessas obras, traçando o contexto histórico por trás de cada peça, curiosidades sobre os autores e, bom, tirando praticamente qualquer dúvida que surgir.

“Para a IBM, é um ótimo exemplo de humanizar sua tecnologia de inteligência artificial através da arte.”

Segundo dados da Pinacoteca, 72% dos brasileiros nunca visitou um museu, por isto, o Watson abre novas portas para inclusão, respondendo às perguntas que, às vezes, as pessoas se sentem intimidadas de fazer, tornando esta nova forma de interação um meio mais acessível de introduzir a alguém a apreciação da arte.

É uma iniciativa fantástica e inovadora. Eu pretendo ver (ou melhor, ouvir) de perto o IBM Watson em ação, e convido você a fazer o mesmo, de 5 de abril a 5 de junho, na Pinacoteca de São Paulo.

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s