Imagem

A elegante e moderna identidade visual da cidade de Porto

Em junho de 2014, o White Studio recebeu o desafio de desenvolver uma nova identidade visual minimalista, moderna e expansiva, que facilitasse a comunicação com os moradores da cidade do Porto, em Portugal, e seus visitantes.

O projeto teve como conceito a cidade pertencendo ao cidadão e cada canto, cada pessoa, deveria se sentir representada na identidade visual. Para alcançar seu objetivo, o White Studio observou e perguntou aos moradores de Porto o que a cidade representa.

“[A cidade do Porto] está cheia de vida, de caráter, de ícones e símbolos, de costumes e modos de viver, com lugares emblemáticos, paisagens e um horizonte muito particular. Não pode ser resumida em um ou dois edifícios. Está viva e sua identidade não poderia ser fixa ou fechada, precisava respirar e crescer diariamente.”

A inspiração para a iconografia veio dos clássicos azulejos azuis portugueses, e aí mora uma curiosidade: embora o país esteja repleto de azulejos de todas as cores, com padrões e desenhos que vão do mais ilustrativo ao mais geométrico, somente os azulejos azuis são usados para narrar as histórias de Portugal!

Foram criados, então, mais de setenta ícones geométricos que representam a história da cidade do Porto, todos baseados em um grid que permite criar ligações entre os ícones, tal qual um painel de azulejos; cada ícone pode ser usado isoladamente, ou agrupado com outros ícones. Eu gosto como eles não precisam de imagem para definir visualmente a cidade.

identidade-visual-porto

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s