Videoclipe interativo renderizado em 3D direto no navegador

Às vezes eu passo um pouco de vergonha ao esquecer de coisas bacanas que salvei para publicar no blog… como este videoclipe interativo, que ficou na minha barra de favoritos pelos últimos seis anos. 😛

O diretor Chris Milk – pioneiro na aplicação da realidade virtual como forma de arte – desenvolveu, em 2011, o videoclipe interativo 3 Dreams of Black, antecipando o lançamento do álbum conceitual Rome, uma colaboração entre o produtor americano Danger Mouse e o compositor italiano Daniele Luppi, fortemente inspirado pelas trilhas dos filmes de faroeste à italiana.

Desenvolvido em conjunto com a Radical Media, a EMI e o Google, o videoclipe é dividido em três atos: um sonho em primeira-pessoa; um passeio por uma paisagem mutante; e um vôo em meio a estruturas nos céus. Estes atos misturam ilustrações e animações 2D com sequências interativas em 3D que colocam o espectador como participante ativo – muito embora com algumas limitações.

rome-animals

Com a tecnologia de realidade virtual avançando a largos passos, hoje o clipe 3 Dreams of Black pode não parecer grande coisa, mas pense no contexto original, quando ele foi lançado lá em 2011 (e imagine que eu não tivesse levado 6 anos pra publicar este texto). O vídeo foi desenvolvido principalmente com WebGL, uma tecnologia em HTML5 que permite renderizar objetos 3D diretamente de dentro do navegador – na época exclusivo no Google Chrome.

O projeto também possui uma ferramenta de modelagem 3D com a qual você pode criar e adicionar seus próprios objetos ao vídeo. Abaixo você assiste ao making of de 3 Dreams of Black, e pode conhecer e participar do videoclipe neste link.

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s