Imagem

CD Player minimalista de Naoto Fukasawa

Ontem postei aqui no blog o Wheel, toca-discos de design super minimalista que eu achei fantástico. Como prova de que bons designs são atemporais, no mesmo dia acabei conhecendo o CD Player, tocador de CD minimalista projetado pelo japonês Naoto Fukasawa para a MUJIem 1998!

O que me chamou a atenção imediatamente sequer foi o fato de que a construção do CD Player e do Wheel são basicamente idênticas, mas sim que ambos podem ser montados na parede, quebrando com a expectativa do interator e transformando-os em objetos de decoração mais do que simples aparelhos de música.

fukasawa-cdplayer-2

Inspirado por um ventilador de cozinha – como conta o próprio Fukasawa – o CD Player é reduzido à sua forma básica, integrando as caixas de som e os botões de controle, mas o destaque fica para a corda que pende do aparelho, pois é puxando-a, tal qual o cordão de uma luminária ou, claro, de um ventilador, que você dá play na música.

O CD Player de Naoto Fukasawa parou de ser produzido em 2013, e é considerado um dos mais icônicos designs industriais japoneses da década passada. Fukasawa é o criador da filosofia do design “sem pensar”, em que o estudo do comportamento humano é a base para criar produtos com os quais as pessoas interagem instintivamente.

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s