Incorporando o tradicional tatami em mobília moderna

O tatami é um tipo de tecido de palha entrelaçada usado como tapete ou revestimento no piso tradicional japonês. Até hoje, mesmo casas japonesas contemporâneas – com piso de carpete ou madeira – têm uma sala washitsu, mais tradicional, com piso inteiro de tatami.

O tatami foi criado no século VII, durante o período Nara, e sempre foi usado no piso. Ao menos até agora, quando uma empresa japonesa decidiu ampliar o uso do tecido milenar criando uma linha de móveis estofados com o tecido.

A empresa de arquitetura e materiais japonesa Daiken fez uma parceria com o designer de interiores francês José Lévy e, juntos, criaram a linha Moving Tatamis, que inclui poltronas, uma pequena mesa e uma série de gabinetes que incorporam o suki washi tatami, material proprietário da Daiken, produzido com papel em vez da palha tradicional.

Mobília estofada com tatami é provavelmente um conceito radical no Japão, e talvez este seja o motivo para os colaboradores decidirem ter lançado a linha primeiro na Europa, na mostra Maison & Objet em Paris. A decisão da Daiken em contratar o designer francês também não foi coincidência, já que José Lévy exibiu suas esculturas no Japão em 2012, uma delas feita com tatami.

Do meu ponto de vista, pode ser que a linha Moving Tatamis nunca faça sucesso no Japão, pois um país de tão forte tradição talvez fique com o pé atrás com o tecido de palha sendo usado tão fora de sua função original, mas no resto do mundo pode dar certo, é uma linha elegante e leva um pouco da cultura oriental (que todo mundo adora) adaptada para a estética ocidental. Abaixo você vê um pouco do processo de produção das peças:

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s