Imagem

Banquinho que começa no fundo do mar

Não é a primeira vez que eu publico aqui no blog algum objeto criado com material resgatado do mar (veja este aqui), mas é que nunca me canso de projetos de reciclagem e sustentabilidade.

E sustentabilidade é a palavra que define este banquinho! A matéria-prima principal de seu assento é Zostera marina, um tipo de planta aquática que acaba sendo arrastada pela maré até as praias e então é removida e levada a aterros sanitários. O motivo é que a planta acaba formando uma espécie de tapete marrom na areia, que é visualmente feio e ruim para o turismo, por isso é tratado como lixo. Mas este “lixo” é o material perfeito para a designer alemã Carolin Pertsch, que viu a oportunidade de reaproveitar a planta abundante.

“Em relação à nossa sociedade que desperdiça tantos recursos, devemos repensar seus fundamentos,” afirma a designer. “Decidi me desafiar a ver se havia uma maneira de usar a planta marinha como material”.

Carolin desenvolveu um plástico ecológico, reforçado com as fibras da planta, resgatada do Mar do Norte, e um tipo de resina feita com óleo vegetal, resultando em um produto leve, durável e com visual natural e cheio de personalidade, parecido com cortiça – outro material que está na moda, como nesta coleção por Ilse Crawford.

O objetivo do projeto, de acordo com a própria designer é, além do desenvolvimento de um novo material ecológico, mostrar às pessoas novos materiais inovadores para o futuro; e a melhor maneira de apresenta-los é por meio da mobília, que exige interação entre humano e objeto.

zostera-stool-02zostera-stool-03zostera-stool-04

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s