Imagem

Breve história do icônico Juicy Salif

Como designer, gosto de poder ter na minha casa alguns produtos icônicos (contanto que sejam acessíveis, claro) e o espremedor de cítricos Juicy Salif é um deles.

Sua história começou enquanto o designer francês Philippe Starck almoçava na Costa Amalfitana, Itália. Degustando um prato de lulas, o designer ponderava sobre seu mais recente job encomendado pela marca italiana Alessi, uma bandeja… Starck precisava descobrir uma forma de incorporar seu talento único naquele objeto tão banal e, olhando para o prato, percebeu que faltava limão.

Assim que acenou para o garçom, o designer foi surpreendido por uma ideia, e então começou a rabiscar em um guardanapo. Quase 30 anos depois, aquele guardanapo continua exposto no Museu Alessi; engordurado e manchado de limão, exibe os primeiros rabiscos do que se tornaria o icônico espremedor Juicy Salif.

Juicy-Salif-Philippe-Starck-1

Fabricado desde 1990, o design do espremedor é tão controverso quanto outros dos maiores trabalhos de Philippe Starck (como a linha de luminárias para a Flos, por exemplo) e sinceramente não funciona tão bem, faz uma sujeira desnecessária na bancada e é meio chato de usar; mas é celebrado como uma peça de design escultural que prioriza a forma sobre a função. Seja qual for sua opinião, o Juicy Salif integra a coleção do MoMA em New York, sendo assim, é uma obra de arte na sua cozinha – no meu caso, na estante do quarto. De acordo com Michael Czerwinski, do London’s Design Museum:

Starck transformou o que era só mais um objeto na gaveta da cozinha em um objeto de desejo, indicações de significado intelectual e uma mítica falta de poder para extrair suco.”

Reza a lenda que o próprio Starck afirmou que o Juicy Salif “não é feito para espremer limões, mas para iniciar conversas.” Se ele disse isso ou não, talvez ninguém saiba, mas é uma afirmação válida 😉 Quanto à bandeja? Dois anos depois, o designer apresentou sua ideia para a Voilà Voilà. Se quer ler mais, já publiquei outros dois trabalhos do designer Philippe Starck neste link e neste link.

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s