Imagem

O significado das ondas na capa do Unknown Pleasures

Você com certeza conhece essa imagem da capa do álbum Unknown Pleasures, de 1979, o primeiro dos dois únicos discos da banda inglesa Joy Division. O álbum é considerado um dos maiores de todos os tempos e a ilustração da capa é icônica, mas você sabe o que ela significa?

A criação da capa foi atribuída ao designer britânico Peter Saville, co-fundador da afamada Factory Records, selo que lançou o Joy Division. A ilustração das ondas (ou montanhas, tem muita gente que diz que parecem montanhas), no entanto, veio de uma edição da Cambridge Encyclopedia of Astronomy de 1977, e mostra as ondas eletromagnéticas emitidas por um pulsar de ondas de rádio – pulsares são estrelas de nêutrons muito pequenas e densas que surgem com os restos de uma estrela que morre, fenômeno conhecido como supernova.

Ondas emitidas por uma estrela que morre. Poético.

A imagem em si veio a público, pela primeira vez, em um artigo de Jeremias P. Ostriker para a revista Scientific American, em 1971, e é do primeiro pulsar observado, o PSR B1919+21, descoberto por uma mulher na Irlanda do Norte, Dame Jocelyn Bell-Burnell durante seu doutorado em 1967.

O gráfico foi gerado por computador para a tese do estudante de PhD Harold D. Craft Jr, em 1970, no Arecibo Radio Observatory em Porto Rico, uma instalação da NSF operada pela Cornell University. Em entrevista, Harold conta que ficou surpreso ao ver a sua imagem na capa do álbum da banda inglesa:

“Eu fui a uma loja de disco e lá estava ela. Então eu comprei o álbum e um pôster também, por nenhuma razão em particular além de que era a minha imagem e eu deveria ter uma cópia dela”.

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s