Mestranda em design cria “terceiro” polegar

Eu nunca tinha imaginado que alguém que possui todos os membros e extremidades pudesse (ou devesse) fazer o uso de próteses, afinal de contas, até então somente se beneficiava delas a quem faltasse alguma parte do corpo.

Aparentemente a designer neozelandesa Dani Clode discorda, por isto apresentou como trabalho de conclusão de mestrado seu projeto intitulado The Third Thumb, uma prótese que adiciona um novo polegar à mão das pessoas.

The Third Thumb investiga a relação entre o corpo e a tecnologia de próteses de uma nova maneira. Ele é parte ferramenta, parte experiência e parte expressão pessoal; um modelo pelo qual podemos entender melhor a resposta humana a extensões artificiais.”

Originalmente a palavra “prótese” significava “adicionar, colocar”, explica a designer; em vez de consertar ou substituir. Seu projeto é inspirado pela definição original da palavra, e explora uma forma de aumentar a capacidade humana, enquanto repensa a prótese como extensão do corpo – de certa forma, um conceito que se assemelha ao do exoesqueleto.

O Third Thumb replica os movimentos do polegar humano usando servomotores que movimentam partes impressas em 3D, respondendo a sinais vindos de sensores instalados nos sapatos do usuário. Pode parece estranho controlar um dedo da mão com movimentos do pé, mas nós já desenvolvemos uma forte conexão entre ambos para executar tarefas como dirigir um carro, tocar piano e bateria, usar uma máquina de costura e etc., então é questão de costume.

De acordo com Clode, que já tem experiência prévia com design de próteses, o Third Thumb “cria uma mudança de aparelho médico para uma declaração positiva da imagem corporal”, e quanto mais pessoas tiverem acesso e puderem experimentar esta forma de aumentar a capacidade humana, mais próximos estaremos de não enxergar mais a prótese como forma de “corrigir” a incapacidade, mas sim como extensão das habilidades.

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s